Buscar
Barra do Corda

Em vídeo, vereadora anuncia rompimento com prefeito Rigo Teles em Barra do Corda: “Tratou os professores com total desprezo”

Redação

Em vídeo, vereadora anuncia rompimento com prefeito Rigo Teles em Barra do Corda:

Durante a sessão desta terça-feira (21) na Câmara Municipal de Barra do Corda, a vereadora Iza Batista, anunciou que não faz mais parte da base do prefeito Rigo Teles (PL) e tão pouco tem condições de votar nele nas próximas eleições, quando este buscará a reeleição.

A motivação do rompimento da vereadora foi motivada pela falta de compromisso do atual prefeito com a classe dos professores. A parlamentar tem como principal bandeira, a luta pelos direitos da classe dos professores, entre eles o pagamento referente aos precatórios do antigo FUNDEF, valores esses que estão na casa dos R$ 94 milhões de reais.

A vereadora foi enfática na cobrança desse pagamento, que é direito dos professores e tem sido pago por todas as principais prefeituras do Maranhão, como a de Imperatriz (que inclusive recebeu os recursos antes de Barra do Corda) e a de São Luís, além do próprio Governo do Estado, que já anunciou que os professores da rede estadual serão contemplados.

O tema tem sido motivo de grande desgastes da gestão de Teles, que enfrentou em setembro deste ano o pedido de abertura de uma comissões parlamentares de inquérito (CPI), para nvestigar os recurso dos precatórios do FUNDEF, pois existem claras evidências que estejam sendo utilizados para custear obras superfaturadas na educação municipal, como por exemplo as licitações divulgas pelo próprio site da prefeitura municipal de Barra do Corda com valores de reformas de escolas que chegam a custar mais de 11 MILHÕES de reais aos cofres públicos.

Ainda no discurso de rompimento, a vereadora Iza Batista cita vários outros problemas graves da gestão Rigo Teles que a mesma discorda, como por exemplo a falta de suporte aos pacientes do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), os hospitais públicos municipais fechados, a exorbitante taxa de iluminação pública com até 800% de aumento em alguns casos, e o não repasse de incentivos e reajustes aos Agentes Comunitários de Saúde.

O prejuízo político pro prefeito Rigo Teles é enorme, de agora em diante o prefeitura perde a maioria absoluta dos vereadores da câmara municipal e com isso pode ter dificuldade de aprovar projetos de lei de interesse do prefeito, sobretudo aqueles mais impopulares. Já a vereadora Iza Batista agora deve seguir no campo de oposição ao prefeito Rigo Teles, somando-se aos demais vereadores de oposição.