A denúncia a seguir é contra a Vix Logística, empresa que faz o transporte dos funcionários da Vale em São Luís. Motoristas afirmam que estão sendo explorados e que não contam com apoio do sindicato.
Entenda o caso
“Quero aqui relatar uma situação muito constrangedora e absurda que está acontecendo com os motoristas da empresa Vix Logística.
Empresa essa (Vix) que é de Vitória-ES e está aqui em São Luís explorando a mão de obra descaradamente e o tal sindicato nada faz. Pois bem: a Vix Logística ganhou o contrato para operar no transporte dos funcionários da Vale aqui em São Luís (contrato milionário) onde a mesma junto com o sindicato enquadrou uma grande parte dos seus motoristas como (motorista Junior) categoria essa que hj tem um salário de R$ 1.198,48 quase que um salário mínimo, sendo que é exigido experiência e curso de transporte de passageiros para se empregar por lá. E mais absurdo ainda é vc ser obrigado a se sindicalizar para ter direito ao ticket e ao plano de saúde, tendo como argumento que foi uma cláusula na convenção trabalhista passada. A situação dos motoristas está cada dia mais difícil por lá pois agora são obrigados a dirigir “ÔNIBUS” e ganhar como “MICRO ÔNIBUS’ que é a tal categoria motorista júnior. Uma tremenda falta de respeito com os trabalhadores de São Luís sempre explorados com mão de obra barata.
Estamos coagidos dentro da empresa para aceitar tal situação e se vc recusar a dirigir um ÔNIBUS será demitido, e como muitos precisam estão aceitando essa patifaria.
O que os motoristas querem é que acabem com essa classificação de “motorista júnior” e enquadre todos como “motoristas” e que recebam um salário digno e decente.
Deixo aqui esse relato para que compartilhem e que chegue em alguém que possa ajudar os trabalhadores de São Luís a não serem mais explorados por empresas de fora. Só querem dignidade e reconhecimento no seu trabalho. Salário compatível com a função. Apenas isso!”
Da Redação com informações do Blog do Minard