Buscar
Balsas

Empresa pode ter usado dados falsos e ter contado com favorecimento da SEMA para se instalar em Balsas

Redação

Empresa pode ter usado dados falsos e ter contado com favorecimento da SEMA para se instalar em Balsas

Uma empresa de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos chama atenção no município de Balsas. Trata-se do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens (INPEV).

A empresa por Lei deveria ser situada longe dos centros urbanos, ou seja na zona rural, pois trabalha com recebimento de embalagens com resto de substancias letais a saúde humana. Mas a INPEV segue na contramão do que diz a legislação e as Leis Ambientais e suas políticas que normatiza tal atividade.

De acordos com dados da Receita Federal a empresa funciona na rodovia Balsas sentindo Riachão na altura do KM 10. Porém na prática a empresa funciona em um bairro residencial à 2,5 km do centro de Balsas no endereço: Av. 3 – S/N – Lote 34 – Quadra 32 – Parque Cidade Maravilha. Em um e-mail enviado a supostos clientes, a INPEV informa o endereço urbano. Já na Receita Federal consta outro. Veja abaixo.

Outro fato que chama atenção é a data da abertura da empresa, pois de acordo com a Receita Federal, ela foi aberta em 10 de novembro de 2021 e logo depois já se encontrava em pleno funcionamento. Pelo procedimento padrão a sua abertura deveria passar por um longo processo de fiscalização e só depois ter suas licenças liberadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e pela Secretaria de Meio Ambiente de Balsas.

A que tudo indica que a empresa não deve ter passado por este processo de fiscalização rigorosa das secretarias do Estado e do Município de Balsas. Levantando indícios de fraude em sua abertura.