A Aço Verde do Brasil (AVB) afirmou ao Governo do Maranhão que investirá, de forma privada, cerca de R$ 1,7 bilhão nos próximos 10 anos na cidade de Açailândia, na Região Tocantina, na instalação de um Polo Metal Mecânico. A estimativa da empresa é de que sejam gerados mais de 2 mil empregos diretos e 6 mil empregos indiretos com os investimentos no município do Maranhão.
A empresa já atua nos municípios de Açailândia, Barra do Corda, Grajaú, Urbano Santos, Chapadinha, entre outros do Maranhão. A Aço Verde Brasil é a primeira produtora do setor de siderurgia de carbono neutro do mundo e leva a sustentabilidade como a principal filosofia de fabricação.
De acordo com a presidente do Conselho de Administração da Aço Verde do Brasil, Sílvia Nascimento, a empresa acredita no Maranhão e aplicará investimentos de 1,7 bilhão nos próximos 10 anos ao desenvolver um Polo Metal Mecânico em Açailândia, gerando cerca de 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos, oferecendo ao município do Maranhão desenvolvimento, novas oportunidades de empregos e muita tecnologia de última geração.
Os investimentos da Aço Verde Brasil no Polo Metal Mecânico se resumem na instalação de um “condomínio” industrial com 40 lotes de 19 mil a 37 mil m² onde diversas empresas, que estão envolvidas no projeto, poderão atuar com atividades voltadas para a produção de aço no Maranhão.
Ao longo deste ano, duas empresas já terão se instalado no Polo Metal Mecânico da Aço Verde Brasil, gerando empregos e dando início às suas atividades industriais, como a fabricação de arames para o setor agropecuário e também arames para a linha de pregos, segundo a gestão do Maranhão.
Sobre a Aço Verde do Brasil
A AVB compõe o Grupo Ferroeste e nasceu como um player competitivo de aço com foco na sustentabilidade, sendo a primeira empresa do mundo a produzir aço sem utilizar combustíveis poluentes, evitando as emissões de milhões de toneladas de CO2 no meio ambiente através do uso do carvão vegetal sustentável.
O seu grande polo produtor de ferro-gusa é a cidade de Açailândia, no Maranhão, capaz de produzir 1 milhão de toneladas anuais. A empresa atua no estado desde o começo da década de 90 e, atualmente, gera empregos a mais de 2.300 pessoas. A empresa conta com uma logística favorável de matérias-primas, rodovias, ferrovia, eletricidade e portos.