Buscar
Pinheiro

Ex-secretário de Segurança da cidade de Pinheiro é preso por participação em esquema de venda ilegal de motocicletas

Redação

Ex-secretário de Segurança da cidade de Pinheiro é preso por participação em esquema de venda ilegal de motocicletas

O ex-secretário da Secretaria Municipal de Segurança da cidade de Pinheiro, na baixada maranhense, Antônio Marcos Pereira Guterres, conhecido como “Capadinho”, foi preso na manhã desta sexta-feira (21), pelos crimes de peculato e associação criminosa.

Além do ex-secretário, também foram presos Robson Castro, que é ex despachante da Prefeitura de Pinheiro junto ao Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), e dois ex-vigilantes da SMTT, identificados como José Maria e Leonilson.

As prisões foram realizadas durante a operação “Guardião”, que teve o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra os alvos investigados.

Segundo a Polícia Civil do Maranhão, algumas motocicletas e peças que eram produtos de investigação e estavam no pátio da SMTT de Pinheiro, desapareceram do local. Os veículos estavam armazenados na Secretaria por causa de um termo de cooperação entre a Delegacia Regional de Pinheiro e SMTT da cidade.

No decorrer da investigação, ficou constatado que o ex-secretáriode Segurança e servidores da pasta municipal de Trânsito e Transporte, administravam um esquema ilegal de vendas das motocicletas.

Segundo o delegado Carlos Renato, titular da Delegacia Regional de Pinheiro, o crime foi descoberto por meio da análise de imagens captadas por câmeras de videomonitoramento.

Nesta sexta-feira, os policiais cumpriram os mandados judiciais contra os investigados. Como resultado, quatro pessoas foram presas, entre elas, o ex-secretário municipal, que já foi vereador de Pinheiro em 2016 e, nas eleições municipais de 2024 ficou como suplente de vereador.