Com uma homenagem ao designer e publicitário Jesiel Pontes, que foi assassinado no ano passado, a escola do samba Favela do Samba conquistou o título de campeã do Carnaval 2019 de São Luís. A conquista foi garantida após votação nesta quarta-feira (6), no Teatro Alcione Nazaré. É o 18º título da escola em sua história.
A escola venceu com uma diferença de 0.3 pontos em relação a segunda colocada, Flor do Samba. Veja a pontuação completa das escolas.
- Favela do Samba – 269 pontos
- Flor do Samba – 268.6 pontos
- Turma da Mangueira – 268 pontos
- Marambaia – 266.9 pontos
- Turma do Quinto – 266.8 pontos
- Império Serrano – 265 pontos
- Mocidade Independente da Ilha – 260.6 pontos
- Túnel do Sacavém 260.2 pontos
- Unidos de Fátima – 258.5 pontos
- Terrestre do Samba – 256.1 pontos
A Favela do Samba se apresentou na segunda-feira (4) de Carnaval e fez a arquibancada se encher de bandeirinhas em homenagem a Jesiel. Ele era um dos responsáveis pela criação dos carros e das fantasias da favela.
Jesiel também foi campeão em 2017 com a agremiação, quando trabalhou o tema “Cinema”. Um dos pontos altos foi a distribuição de mais de 3 mil DVDs fruto de um trabalho feito em parceria entre Jesiel, o cantor César Nascimento e o fotógrafo Meireles Júnior.
As escolas de samba foram avaliadas por 30 jurados nos seguintes quesitos: Enredo; Letra e Samba; Bateria; Evolução e Conjunto; Melodia; Fantasia; Alegorias e Adereços; Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira.
Para o ano de 2020, o desfile das escolas de samba de São Luís será dividido. Portanto, três escolas foram rebaixadas para o grupo B no ano que vem: Túnel do Sacavém, Terrestres do Samba e Unidos de Fátima.