O Deputado Estadual Felipe dos Pneus, do partido Republicanos, chega aos 500 dias do seu primeiro mandato no Legislativo Maranhense.

A atuação de Felipe na Assembleia tem sido surpreendente pelos resultados alcançados por um político inexperiente.

Até agora o parlamentar contabiliza um volume de 183 proposições, sendo 119 indicações; 18 Projetos de Lei; 04 Projetos de resolução legislativa e 42 requerimentos. “Sei que ainda não é o suficiente. Porém é um resultado que celebramos com o povo maranhense, que merece todo esforço e dedicação dos políticos” – destaca o Deputado.

O último Projeto de Lei de autoria de Felipe dos Pneus foi aprovado no dia 9 deste mês de junho. O PL 149/2020 estabelece monitoramento de vítimas de violência doméstica durante a pandemia.

No início do mês já havia sido sancionada lei que garante ao consumidor não ser multado por empresas de telefonia, internet e tv por assinatura ao romper a fidelidade contratual durante o período de calamidade pública.

Em 2019 foram aprovadas as leis n. 11.061 e 11.093, que estabelecem respectivamente o “Dia Estadual de Combate a Poluição nas Praças, Praias e Lagoas Maranhenses” e “Assegura ao Personal Trainer livre acesso nas academias do Estado para acompanhar seus alunos”.

Outros projetos de lei do deputado ainda tramitam nas comissões, como o PL 175/2020, que estabelece diretrizes para o prazo de garantia e troca de produtos durante o estado de calamidade; PL 92/2020, que trata da política de enfrentamento à doença de Alzheimer e outras demências; PL 89/2020 que dispõe sobre a transparência na distribuição de medicamentos pela rede estadual de saúde; e, PL 540/2019, que determina diretrizes para o Programa Jovem Empreendedor Rural.

Além das atribuições parlamentares, Felipe dos Pneus tem mostrado sensibilidade durante à crise causada pelo Coronavírus. Fez a indicação para a doação de mais de 20 toneladas de alimentos na região do Vale do Pindaré, que foram entregues pelo corpo de bombeiros . Também doou metade do salário para o combate à pandemia. Destinou uma ambulância UTI Móvel ao Hospital Macrorregional de Santa Inês e uma ambulância para a Zona Rural do município.

Um trabalho que tem ganhado notoriedade e admiração popular. Na sua cidade natal, Santa Inês, o deputado tem sido cobrado por parte dos moradores a ingressar na disputa pelo executivo municipal. “Eu fico honrado em saber que estamos fazendo o que o povo precisa. Estou à disposição do povo. Mas no momento minha atenção tem sido em continuar o trabalho como deputado” – enfatiza.

QUEBRA DE PARADIGMAS

Pelo menos três padrões Felipe dos Pneus vem quebrando com sua atuação. O parlamentar está atualmente com 25 anos de idade. Pelo histórico político-partidário no Brasil, quem ingressa em mandatos muito novo geralmente é filho ou integrante de família de político

Felipe é o primeiro da sua família a ingressar na política. Teve votação em 162 munícipios maranhenses obtendo quase 22 mil votos, quebrando outro padrão da política brasileira, a crença de que para vencer política é preciso ter grupo. Outro paradigma rompido é o do discurso de que é preciso experiência para fazer uma ótima gestão. O jovem deputado mostra que quando se tem competência e vontade de trabalhar é possível fazer, fazer juntos.