Buscar
Maranhão

Flávio Dino edita decreto para auxiliar ‘Guardiões da Floresta’ em terra indígena

Junior Castro

Flávio Dino edita decreto para auxiliar 'Guardiões da Floresta' em terra indígenaGovernador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB)

O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB), divulgou em uma rede social, nesta terça-feira (5), um decreto, para auxiliar servidores federais e os índios ‘Guardiões da Floresta’, que sofreram atentado na última sexta-feira (1º), na Terra Indígena Araribóia, na região de Bom Jesus das Selvas, entre as aldeias Lagoa Comprida e Jenipapo, no Maranhão. Ninguém foi preso até o momento.

A investigação parte do princípio de uma emboscada de madeireiros em conflito com os indígenas há muito tempo na região. No ataque de sexta, morreram o indígena Paulo Paulino Guajajara e o madeireiro Márcio Greykue Moreira Pereira, além da liderança indígena Laércio Guajajara ter sido ferido por disparo de arma de fogo.

“Este é o Decreto que cria a Força Tarefa de Proteção à Vida Indígena (FT-VIDA), para auxiliar os órgãos federais em dificuldades e para atender emergências em terras indígenas. Levamos a sério a defesa dos direitos indígenas e queremos ajudar. Não compactuamos com etnocídio.” disse Flávio Dino em seu Twitter.