O governador Flávio Dino (PCdoB) vetou um Projeto de Lei que daria acesso livre a profissionais de educação física que fossem dar orientações particulares aos alunos dentro das academias do Maranhão.
Atualmente, várias academias cobram dinheiro do personal trainer e valores adicionais para estacionamento desses profissionais, mesmo que eles apenas orientem os alunos e não usem os aparelhos.
A regra não vale apenas para São Luís, que teve lei própria promulgada no dia 29 de março e que proíbe essas cobranças. A lei nº 6.462 multa a academia em R$ 2 mil em caso de cobrança ao profissional.
O Projeto de Lei para isentar o personal trainer dessas taxas em todo o Maranhão é de autoria do deputado estadual Felipe dos Pneus (PRTB), que havia comemorado a aprovação unânime na Assembleia Legislativa no dia 22 de maio.
“Essa é uma luta de anos e que, finalmente, se tornará lei, com a aprovação deste projeto nesta Casa, o que significa ampliar o acesso desses profissionais às academias em todo o Maranhão. Agradeço a eles por terem lutado comigo, certo de que, a partir de agora, os consumidores terão garantido o seu direito, já que os estabelecimentos não poderão cobrar, além da mensalidade, ao aluno que estiver acompanhado de seu personal”, disse o deputado.