Governo confirma o primeiro caso de Influenza A H3N2 no Maranhão
O Governo do Maranhão através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou nesta quarta-feira (22) o primeiro caso da Influenza A H3N2 no Maranhão.
De acordo com a SES, o paciente, de 10 anos, é do sexo masculino e registrou atendimento na rede hospitalar particular com quadro com sintomas de febre, tosse e obstrução nasal que evoluiu para cura.
O caso é acompanhado por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).
H3N2
O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum, conhecida como gripe A, e pelos resfriados, uma vez que é muito fácil de ser transmitido entre pessoas por meio das gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.
O vírus H3N2, assim como o subtipo H1N1 da Influenza, provoca os típicos sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre, dor de cabeça e congestão nasal, sendo importante que a pessoa repouse e beba bastante líquidos para favorecer a eliminação do vírus do organismo. Além disso, pode ser recomendado o uso de remédios que ajudam a combater os sintomas.