Buscar
Maranhão

Grande São Luís adota rodízio de veículos a partir desta segunda-feira (11)

Redação

Grande São Luís adota rodízio de veículos a partir desta segunda-feira (11)

A partir de segunda-feia (11), os carros particulares vão passar a rodar em sistema de rodízio nos municípios da grande Ilha de São Luís. Novas medidas para conter o avanço do novo coronavírus foram anunciadas na última sexta-feira (09) pelo governador Flávio Dino.

Na segunda e na quarta-feira poderão circular apenas os veículos com placa de final ímpar. Na terça e quinta é a vez dos veículos com placa de final par. A exceção é para veículos de empresas de atividade essencial, motoristas de táxi e transporte por aplicativo. Entretanto, trabalhadores essenciais não poderão utilizar veículos particulares dentro do rodízio. Durante a coletivo Dino disse que “as empresas terão que se adaptar para o deslocamento de seus trabalhadores”.

O governo anunciou também que na sexta-feira, dia 15, será feriado antecipado de Adesão do Maranhão à Independência, que tradicionalmente seria celebrado no dia 28 de julho.

O objetivo, segundo o governo estadual, é complementar o lockdown decretado pela justiça e que está sendo cumprido nos municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar até o dia 14 de maio. Nesta semana, o governo registrou redução diária de mais de 80% do número de passageiros de ônibus.

Outro ponto anunciado é a edição de uma Medida Provisória que prevê multa de mais de R$ 500 mil por agência bancária que não cumprir normas sanitárias.

O Maranhão possui 7.599  mil casos confirmados do novo coronavírus. 379 pessoas morreram por causa da doença.

O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado e Saúde (SES), apontou que subiu para 1.617 o número de pessoas recuperadas pela doença. Em relação aos profissionais da saúde infectados pela doença, a SES afirma que ao todo, 655 foram infectados e deste número, 609 estão recuperados e 12 morreram.