Ícone do site Enquanto Isso no Maranhão

Homem é condenado por assalto a banco no Maranhão e responderá o crime em liberdade

O juiz Guilherme Soares Amorim, da 2ª Vara da Comarca de Lago da Pedra, encerrou o julgamento de processo que durava 15 anos, contra Roberto Caponi de Sousa, conhecido como “Cowboy”, envolvido no assalto à agência do Banco do Brasil de Lago da Pedra, ocorrido em 2009.

Caponi foi condenado a 10 anos e seis meses de reclusão, em regime fechado, por roubo triplamente majorado” pelas circunstâncias de uso de arma de fogo, parceria com criminosa com outras pessoas e limitação da liberdade da vítima.

O condenado poderá responder ao processo em liberdade provisória por ter conseguido “habeas corpus” concedido 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão, que substituiu a prisão preventiva por medidas cautelares, motivo pelo qual o juiz manteve a liberdade do réu, que deverá comparecer mensalmente à Justiça, não se comunicar com testemunhas e usar tornozeleira eletrônica.

As acusações de associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo de uso proibido foram desconsideradas no julgamento, porque estão fora do prazo legal para punição pelo Judiciário.

Na sentença, o juiz registrou que a conduta do condenado é caracterizada como “Novo Cangaço”, quando uma quadrilha toma o controle de pequeno município para praticar assaltos, dominando os mecanismos estatais de segurança pública, e exercendo “terror social” com uso de reféns para fazer escudos humanos.

Sair da versão mobile