A superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) no Maranhão pediu reforço ao governo federal para conter os incêndios florestais que vêm acontecendo no interior do Estado. O pedido da intervenção da Força Nacional é especialmente para a região do Parque Estadual de Mirador. Segundo a superintendente do Ibama no maranhão, Flávia Alves, a preocupação se torna ainda maior por conta do foco de incêndio se aproximar de terras indígenas, em especial a Terra Indígena Porquinhos, área habitada pelo povo Canela Apanyekrá.
Mais de 60 brigadistas trabalham no combate aos diversos focos de incêndio no parque estadual, sendo 20 do Corpo de Bombeiros e outros 42 do Ibama. Segundo o instituto, a principal suspeita é de que os incêndios tenham se iniciado por ação de caçadores e até mesmo de agricultores.
As condições climáticas do momento, com baixa umidade do ar e ventos fortes, têm contribuído para o avanço e intensidade dos incêndios. Com mais de 700 mil hectares, o parque que é uma das mais importantes unidades de conservação do Cerrado brasileiro.
As cidades de Mirador (MA), Balsas (MA) e Fernando Falcão (MA) estão na lista das cidades brasileiras que mais registraram focos de incêndio