Ícone do site Enquanto Isso no Maranhão

Instituto recebeu mais de R$ 17 milhões em ordens de pagamento na gestão de João Carlos em Buriticupu apenas em 2022

Uma pequena sala comercial simples, em um bairro de classe média de São Luís, funciona o Instituto Maranhense de Integração Social – IMIS, que tem faturado cifras milionárias em contratos com a Prefeitura de Buriticupu na gestão do prefeito, João Carlos.

Apenas no ano de 2022, a gestão de João Carlos, realizou 31 ordens de pagamento ao instituto, que ultrapassam R$ 17 milhões. De acordo com informações do Portal da Transferência, a maior parte dos recursos são do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), ou seja, recursos federais.

O instituto fica localizado na Rua dos Professores, no bairro do Cohafuma, em São Luís, e tem como presidente Samuel Costa Bezerra, um homem simples e humilde. Entre as atividades do instituto estão a  Locação de mão-de-obra temporária, pesquisas de mercado e de opinião pública, limpeza em prédios e em domicílios entre outras.

Em consulta ao Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas – Sacop do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a reportagem apurou que a gestão de João Carlos, realizou diversos contratos com o mesmo intituto desde o ano 2021, levantando indícios de fraude na cotação de preço, para favorecer um único.

O caso deve seguir para Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal  (MPF), para uma investigação mais aprofundada.

Sair da versão mobile