As inundações causada após o rompimento de uma estrutura da Barragem do Rio Pericumã, no município de Pinheiro, região da baixada maranhense localizada a 341 km de São Luís está quase que resolvida.
Cerca de 120 famílias foram afetadas pela inundação ocorrida na última segunda-feira (11). A estrutura prejudicada, um cabo da comporta foi substituído pela equipe da prefeitura em caráter provisório e o nível da água já recuou cerca de 60cm. O bairro da Matriz, um dos mais atingidos, não está mas inundado, a expectativa é que até neste sábado (16), não tenha mas água nas ruas e as famílias desabrigadas possam voltar para suas casas.
O Prefeito de Pinheiro Luciano Genésio, esteve desde o dia do ocorrido em busca de uma solução para o problema, nesta sexta-feira (15), ele recebeu um engenheiro do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) e o Comando Geral do Corpo de Bombeiros para um sobrevoo pela barragem e descartou a possibilidade de decretar Estado de Calamidade.
“Conseguimos desalagar as áreas afetadas e manter a comporta aberta, vamos ter o maior carnaval do Maranhão com segurança e dignidade para nossa população, agora vamos buscar uma solução definitiva para a barragem de Pericumã.” disse Luciano Genésio.