Uma investigação em andamento realizada pelo jornalismo investigativo deste site, deve revelar nos próximos dias, o que pode ser uma dos maiores esquemas criminosos de desvio de recursos públicos na Câmara de Miranda do Norte.
Há indícios de uma organização criminosa, atuando nos bastidores da Câmara do município, sendo liderada pelo presidente, Jose Aberto Carvalho Filho o “Beto Carvalho” e pela tesoureira, Maria Regina Fernandes Pereira.
Documentos obtidos pela nossa reportagem, apontam para ‘empresas de fachada’, pagamento de propina e desvio de recursos públicos da casa legislativa. E até mesmo crimes contra administração pública, já que uma das empresa usadas no esquema, tem como proprietário o marido da pregoeira da Câmara Municipal de Miranda.
Trata-se da empresa R S Soares Neto, vencedora de vários contratos na Câmara de Miranda do Norte, que além de ser uma empresa genuinamente fantasma com sede em uma casa abandonada, na rua João Amaral Silva, N° 155, no Centro do pequeno município de Matinha (MA). É de propriedade de Raimundo Soares Neto, esposo da pregoeira Bianca Cristina Torres Melo, presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Câmara de vereadores de Miranda do Norte. Indo totalmente contra o que diz um dos trechos do Artigo 9 da Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993 de licitações: “a existência de qualquer vínculo de natureza técnica, comercial, econômica, financeira ou trabalhista entre o autor do projeto, pessoa física ou jurídica, e o licitante”
Comprovantes bancários nos valores de R$ 5.016,00, obtidos pela nossa reportagem, revelam o que pode ser o pagamento de propina, referente a cerca de 30%, de um dos contratos. Os valores são repassados diretamente da conta do esposo da pregoeiro e proprietário da R S Soares Neto, para empresa Real Solução registrada na Receita Federal com o nome empresarial de M R F Pereira Ltda, que tem como proprietária, Regina Pereira, tesoureira da Câmara e apontada como uma das líderes do mega esquema criminoso.
Em uma série de reportagens, vamos revelar com detalhes, como funciona o desvio de recursos públicos na Câmara de Miranda do Norte.