Buscar
Maranhão

Juiz determina que Instagram reative perfil do Enquanto isso no Maranhão suspenso sem motivo

Redação

Juiz determina que Instagram reative perfil do Enquanto isso no Maranhão suspenso sem motivo

Em uma nova decisão para cumprimento de sentença proferida em 4 de junho de 2020, o magistrado Jairon Ferreira de Morais, titular da 14º Juizado Especial Cívil e das Relações de Consumo de São Luís, determinou a reativação do perfil “Enquanto isso no Maranhão” da plataforma de rede social Instagram.

A nova decisão do magistrado, foi após a plataforma ser obrigada à reativar o perfil no Instagram e não cumprir com a decisão, atentando diretamente contra a ordem judicial.

“Quanto ao pleito propriamente, estou certo de que o reclamado não deu efetivo cumprimento à obrigação a que fora condenado, o que, suma evidência, não apenas frustra o direito do reclamante, como atenta diretamente contra a ordem judicial, que, deste modo, tende a perder toda a sua significação jurídica.” Destacou o magistrado.

O magistrado novamente determinou que o perfil @enquantoissonomaranhao seja reativado, sob pena de multa diária no valor de R$ 500 reais. Além do pagamento de outra quantia no prazo de 15 dias.

O perfil com mais de 70 mil seguidores foi desativado da rede social sem qualquer aviso prévio. O Facebook argumentou que houve violação após a publicação de aparente exploração infantil. Uma rápida busca no álbum de fotos do Instagram na página no Facebook foi encontrado apenas a imagem de uma criança, vestida de sereia no Parque Nacional dos Lençóis Maranhense, imagem essa enviada pelos próprios pais.

O Enquanto isso no Maranhão atualmente é uma dos maiores portais de notícias e entretenimento do Maranhão, com mais de meio milhão de seguidores apenas no Facebook. Além de notícias, divulga as belezas naturais do estado, cultura e gastronomia.

A desativação do perfil no Instagram foi uma grave censura à imprensa e um grande desrespeito com o usuário, que não lhe foi concedido direito algum de defesa.