Em decisão publicada nesta segunda-feira (06), o juiz Nelson Luiz Dias Dourado Araújo suspendeu, por quatro anos, os direitos políticos do atual prefeito de Sucupira do Norte, Marcony da Silva dos Santos, por atos de improbidade administrativa. Além de ter que pagar multa, o prefeito está ainda proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de quatro anos.
De acordo com conteúdo da Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público (MPMA), cuja origem começou, ainda em 2016, com a instauração de uma investigação para apurar irregularidades das contas do município de Sucupira do Norte no que se refere ao exercício financeiro de 2010, quando o requerido era Prefeito.
Entre as irregularidades cometidas pela gestão de Marcony na época, estão irregularidades em procedimentos licitatórios, despesas realizadas sem o devido processo licitatório, ausência de comprovantes de pagamento de despesas, além do pagamento indevido de 13° salário ao prefeito e vice-prefeito. A maior parte das irregularidades foram encontradas nos serviços de limpeza e coleta de lixo, reformas de escolas, shows, material para iluminação pública entre outros. A decisão não afasta o gestor do cargo e cabe recurso.