Buscar
Capinzal do Norte

Juíza cassa chapa inteira de vereadores em Capinzal do Norte após denúncia do site sobre candidaturas laranjas

Redação

Juíza cassa chapa inteira de vereadores em Capinzal do Norte após denúncia do site sobre candidaturas laranjas

A juíza eleitoral Talita de Castro Barreto da 69º Zona Eleitoral de Santo Antônio dos Lopes, cassou uma chapa inteira do Progressistas (PP) em Capinzal do Norte, após a identificação de duas candidaturas laranjas, que foram denunciadas por este site em novembro de 2020. O vereador Robério Carrias, eleito pela chapa, também teve seu mandato cassado pela juíza e os votos anulados.

A punição se deu após denúncia de que as candidaturas de Darquivone Oliveira Alveira  (nº 11.456) e Nayrane Aragão Valério da Silva seriam fictícias apenas para preenchimento do percentual mínimo obrigatório de 30% por gênero. Ambas não tiveram nenhum voto.

A ação de investigação judicial eleitoral foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral, visando apurar a prática de abuso de poder e fraude na composição da lista de candidatos às eleições proporcionais de 2020. A decisão ainda pode ser contestada no TRE-MA (Tribunal Regional Eleitoral de Maranhão).

Para a magistrada, as candidatas tinham plena consciência de que os processos de candidaturas de ambas estavam montados somente para cumprimento da cota/gênero e, com isso, legitimar a participação do partido naquelas eleições

“Em audiência de instrução e julgamento, foi possível constatar que quem concorreu
de forma direta e consciente para a referida fraude foram as duas candidatas, Darquivone Oliveira
Alveira (nº 11.456) e Nayrane Aragão Valério da Silva (nº 11.789), e o presidente do partido
político, Nilvan dos Santos Lima, devendo sobre eles recair a inelegibilidade, por 08 (oito) anos,
subsequentes à eleição municipal de 2020.” diz um dos trechos da decisão.