Buscar
São Luís

Justiça determina demolição do Champs Mall, na Península da Ponta D’Areia em São Luís

Redação

Justiça determina demolição do Champs Mall, na Península da Ponta D’Areia em São Luís

O juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, determinou a demolição do Champs Mall, espaço que abriga bares, restaurantes e outros empreendimentos na Península da Ponta D’Areia.

A decisão, proferida em setembro, foi divulgada nesta quinta-feira (5). A ordem judicial atende a uma ação do Ministério Público do Maranhão (MPMA), que tramita desde 2022.

O órgão argumenta que o Champs Mall foi construído em uma Área de Preservação Permanente (APP), o que configura irregularidade ambiental.

Segundo o despacho, a Prefeitura de São Luís deverá relotar duas áreas específicas, promovendo a demolição de todas as edificações situadas em faixas de dunas e manguezais, que são protegidas pela legislação ambiental.

O Código Florestal classifica essas áreas como essenciais para preservação devido à vegetação que estabiliza o ecossistema.

As áreas afetadas pela decisão incluem:

1. Um trecho da Avenida Ivan Loureiro, que abriga bares na beira da praia e o próprio Champs Mall.

2. A esquina da Avenida Nina Rodrigues, onde estão localizados o Posto Petrobras e o Wave’s Mall, empreendimento sem autorização para funcionamento.

O juiz destacou que, apesar da clareza da decisão, há possibilidade de recurso, já apresentado. A confirmação ou revisão da sentença será avaliada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Além disso, o magistrado condenou o Município de São Luís a realizar o cancelamento das matrículas dos imóveis localizados nas áreas de APP e arquivar uma nova planta no registro de imóveis, identificando com precisão os limites das áreas protegidas.

A Prefeitura terá três anos para concluir o reloteamento e seis meses para implementar medidas de conservação das áreas ambientais. A decisão reacende o debate sobre o uso sustentável da Península da Ponta d’Areia, região marcada por empreendimentos de alto impacto ambiental.