Ícone do site Enquanto Isso no Maranhão

Justiça determina que Dutra passe por perícia médica antes de reassumir a prefeitura de Paço do Lumiar

O juiz Carlos Roberto Gomes de Oliveira Paula determinou nesta terça (3) que Domingos Dutra (PCdoB) precisa passar por uma perícia médica no Hospital Nina Rodrigues, em São Luís, a fim de comprovar se ele possui capacidade mental para ser prefeito de Paço do Lumiar. Cabe recurso da decisão.

A medida atende a um pedido do Ministério Público do Maranhão, logo após Dutra aparecer no centro administrativo de Paço do Lumiar e ‘reassumir’ o cargo. Até então, ele estava se recuperando de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido em julho de 2019.

No pedido, a promotora Raquel Pires de Castro citou dois laudos médicos de quando Dutra estava internado. Neles, os médicos apontam sérios traumas neurológicos e não citam possibilidades dele assumir a Prefeitura de Paço do Lumiar em um curto prazo. Veja abaixo.

Parte 1: Pedido da promotora Raquel Castro para que Dutra passe por perícia médica antes de reassumir o cargo de prefeito — Foto: Divulgação

 

 

A desconfiança de que Domingos Dutra não tem capacidades neurológicas para assumir o cargo também vem de alguns filhos. Daniel Dutra, por exemplo, afirma que as assinaturas das exonerações desta segunda (2) foram falsificadas.Em um vídeo que circula na internet, Domingos Dutra aparece com dificuldades motoras para fazer até mesmo uma assinatura.

Menos depois de 24h de ‘reassumir’ a prefeitura, Dutra também passou mal e precisou ser levado para o Hospital São Domigos, em São Luís. Ele foi medicado e já foi liberado.

Dutra sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no dia 24 de julho, passou por cirurgias e precisou ficar vários dias internado. Após o caso, Dutra foi afastado e a vice-prefeita, Paula Azevedo (SD), assumiu a prefeitura.

Dutra chegou a ser retirado do hospital antes de receber alta médica e levado por sua esposa, Núbia Dutra, para um local desconhecido, para continuar o tratamento. Tempos depois, Domingos Dutra foi levado para um hospital em São Paulo e, nos últimos meses, se recuperava em casa, no Maranhão.

Nesta segunda (2), acompanhado pela esposa e ex-secretária de Administração e Finanças, Núbia Dutra, o prefeito afastado surpreendeu funcionários ao chegar no centro administrativo de Paço do Lumiar. No local, uma das primeiras medidas foi a exoneração de alguns secretários.

A assessoria da prefeita interina Paula Azevedo afirmou que Dutra ‘invadiu’ o centro administrativo e não existe nenhum embasamento jurídico para seu atual retorno à prefeitura. Também diz que prefeito fez apenas um comunicado à câmara de vereadores, que ainda precisa empossá-lo.

A assessoria de Paula declarou ainda que é necessário que Dutra prove, por meio de avaliação médica, que está plenamente recuperado e em pleno gozo de suas faculdades mentais.

Paula Azevedo, inclusive, pediu o bloqueio da contas da prefeitura para que Dutra não possa usar os recursos do município. A medida, segundo ela, é para evitar prejuízos ao erário.

 

Da redação com informações do G1

Sair da versão mobile