Buscar
Maranhão

Justiça determina que família fique em isolamento por suspeita de infecção pelo coronavírus no MA

Junior Castro

Justiça determina que família fique em isolamento por suspeita de infecção pelo coronavírus no MA

A Justiça do Maranhão determinou que uma família da cidade de Santa Luzia do Paruá, localizada a 370 km de São Luís, fique em isolamento domiciliar por 14 dias aguardando o resultado do teste para novo coronavírus.

O pedido foi protocolado pela Secretaria Municipal de Saúde que alega que um membro da família, que apresenta sintomas da Covid-19, não está respeitando as orientações médicas e anda circulando normalmente pelo município.

Na ação, a secretaria alega que o homem, que não foi identificado, foi até uma das unidades de saúde em 1º de abril com quadro de tosse, febre há três dias, fadiga, perda do olfato e dificuldade para respirar, que são sintomas comuns para a Covid-19 ou vírus H1N1. O paciente foi testado e em seguida, recebeu a recomendação médica de ficar isolado em casa.

Mesmo com a orientação médica, o paciente não respeitou as ordens e desde então, anda circulando normalmente pelas ruas do município de mais de 30 mil habitantes. Para a secretaria, a exposição antecipada sem o resultado dos exames laboratoriais está colocando em risco sua família e os moradores do município, já que não há leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade.

O pedido de isolamento forçado foi aceito pela justiça que determinou ainda que a Prefeitura de Santa Luzia do Paruá deve custear alimentação e medicamentos para a família durante o período de isolamento e enquanto o resultados dos exames, que estão sendo realizados no Laboratório Central em São Luís, não sejam divulgados.

Caso a medida seja descumprida, a família pode pagar uma multa diária de R$ 5 mil e ainda ser processada por crime de infração sanitária, previsto no artigo 268 do Código Penal, que varia de um mês a um ano de prisão e multa.