Buscar
São João do Carú

Justiça Eleitoral reduz número de vereadores em São João do Carú no interior do Maranhão

Redação

Justiça Eleitoral reduz número de vereadores em São João do Carú no interior do Maranhão

A Justiça Eleitoral determinou a redução do número de vagas na Câmara Municipal de São João do Carú, interior do Maranhão, de 11 para 9 vereadores, em conformidade com o artigo 29, inciso IV, da Constituição Federal.

A medida foi tomada após a divulgação dos dados do Censo Demográfico de 2022, que apontam uma população de 12.251 habitantes no município — abaixo do limite de 15.000 necessário para justificar a eleição de 11 vereadores.

A decisão do Juízo da 78ª Zona Eleitoral de Bom Jardim (MA), atende a um requerimento do Ministério Público Eleitoral (MPE), que destacou a necessidade de respeitar os limites constitucionais e evitar impacto financeiro indevido ao erário municipal.

O MPE argumentou que a manutenção das 11 vagas não apenas viola o princípio da proporcionalidade, mas também resulta em gastos extras com subsídios e vantagens dos parlamentares.

O Partido Progressista (PP), Maralice Almeida Pinto e o Município de São João do Carú apresentaram recursos contra a medida, alegando que apenas a Junta Eleitoral teria autoridade para determinar a retotalização dos votos. Além disso, a ausência de intimação prévia, violaria os princípios do contraditório e da ampla defesa.

Em parecer, o Ministério Público Eleitoral defendeu a decisão judicial, destacando que a adequação é necessária para cumprir os limites constitucionais e garantir proporcionalidade na representação política. E que medida foi tomada antes da diplomação dos eleitos, o que assegura a legitimidade do ajuste. Além disso, o Censo 2022, como fonte oficial de dados populacionais, é indispensável para a determinação do número de cadeiras na Câmara Municipal.

O documento não especifica diretamente o treinamento a ser usado para determinar quais vereadores deixarão a Câmara Municipal de São João do Carú com a redução de vagas. No entanto, com base na legislação e práticas comuns em situações semelhantes, o sorteio mais provável seria a reclassificação dos votos obtidos.