Os Lençóis Maranhenses despontam como o quarto destino turístico que os brasileiros demonstram maior interesse em visitar em 2024. Foi o que revelou a pesquisa “Tendências de Turismo – Comportamento da População Brasileira” realizada pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, divulgada na última segunda-feira (22), pelo Ministério do Turismo (MTur).

Dos 15 destinos que despertam maior interesse listados no ranking, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses apareceu com 6,5% da preferência dos viajantes, ficando atrás apenas de Salvador (7,1%), Fernando de Noronha (6,9%) e Rio de Janeiro (6,7%).

Os Lençóis Maranhenses têm se destacado e ganhado protagonismo não apenas dentro do cenário turístico nacional, mas também internacional. Em janeiro do ano passado, o jornal The New York Times destacou os Lençóis entre os melhores destinos turísticos para visitar em 2023.

Conhecido por possuir uma paisagem única, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) está concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Em agosto do ano passado, avaliadores da Unesco realizaram visitação técnica ao Parque Nacional para analisar os requisitos e saber se os Lençóis Maranhenses podem se tornar Patrimônio Natural da Humanidade. A expectativa é que, no início do segundo semestre deste ano, saia a decisão final sobre a concessão do título ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.