Maranhão registra três mortes por dengue e a 1ª do ano para chikungunya
O Maranhão registrou três mortes por dengue seguidas do primeiro óbito por chikungunya em todo o estado. Os quatro pacientes são do sexo masculino com idade entre 10 meses, 5, 23 e 34 anos, respectivamente. As informações foram reveladas pela Folha de S. Paulo.
Até a tarde desta terça-feira (19), o boletim semanal de Arboviroses da SES-MA (Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão) contabilizava, ao todo, 1.505 casos confirmados e duas mortes por dengue, diante de 68 casos de chikungunya e uma morte.
Com a atualização do Painel de Abroviroses do Ministério da Saúde, que apontou mais uma morte por dengue no estado, além de 1.537 casos e, para chikungunya, 74 casos, a SES-MA confirmou o óbito de uma terceira pessoa por dengue no estado.
A morte mais recente registrada, segundo a pasta, é de uma criança de cinco anos de idade moradora de Brejo, a 322 km da capital maranhense. O paciente teve início dos sintomas em 5 de fevereiro e foi confirmado o óbito após um mês, no último dia 5.
A segunda vítima da dengue no estado foi um jovem de 23 anos morador de Lago Verde, a 287 km da capital São Luís. Segundo a secretaria, ele tinha comorbidades.
Já a vítima de chikungunyua era residente de Caxias, a 473 km da capital. Em nota, a SES informou que o óbito ocorreu em Teresina, capital do Piauí, onde o paciente estava internado.
A primeira morte por dengue no estado foi de uma criança de 10 meses, moradora de São Luís.
Após ser questionada sobre as divergências em relação aos números apontados no painel do governo, a secretaria de saúde do Maranhão informou por nota que “existe um horário de corte para a análise dos dados, ou seja, os dados trabalhados são referentes as notificações das últimas 24 horas –diferente do horário de corte do Ministério da Saúde”.