Aos 23 anos, o jovem maranhense Joabe Araújo foi aprovado em primeiro lugar no curso de mestrado em Nanobiotecnologia da Universidade de Brasília (UnB). Joabe, que é natural da cidade de Fortuna, no interior do Maranhão, agora segue para a capital federal para começar mais uma etapa em sua formação profissional.

Egresso do curso de licenciatura em Ciências Naturais – Química, do campus de Grajaú, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Joabe Araújo conta que decidiu escolher por essa área de formação devido a sua paixão pela pesquisa e por lecionar.

“O principal motivo para eu ter escolhido esse curso foi a minha paixão por descobrir o porquê das coisas, e, após descobrir, divulgar e transmitir o conhecimento para outras pessoas”, conta.

Joabe Araújo ingressou na universidade no ano de 2014. Logo após, começou a participar do primeiro grupo de pesquisa em Ciências Naturais e Biotecnologia (Cienatec), com foco nas linhas de biotecnologia, bioprospecção e bioinformática, química ambiental, química analítica, biodiversidade de aves e ensino das ciências naturais.

O estudante conta que a linha de pesquisa que optou em trabalhar foi a de bioinformática, que é um campo interdisciplinar que utiliza das técnicas computacionais, no sentido de análises das informações em estudos da biologia, química e bioquímica.

Em seu mestrado na UNB, o estudante maranhense pesquisará a fundo uma terapia inovadora, utilizando um hidrogel como sistema de liberação do fotossensibilizante clorofila aplicado na terapia fotodinâmica contra células cancerosas do câncer de pele tipo melanoma.