Maré alta causa alagamento em São Luís e diversas outras cidades do litoral do Maranhão
Nesta quinta-feira (19), São Luís enfrentou uma maré alta que atingiu 6,6 metros, provocando alagamentos em várias regiões da cidade.
Os locais mais afetados foram a Avenida Nina Rodrigues, na Península, Vila Gorete, Preto da Ponte, Bandeira, Tribuzzi e o estacionamento do Reviver, onde ruas foram invadidas pela água, causando transtornos à população.
Além da capital maranhense, as cidades de Raposa, Tutóia e Primeira Cruz, foram atingidas pela maré, que invadiu bairros, e até casas.
Segundo o oceanógrafo Leonardo Gonçalves, o fato de a maré ter subido em grande quantidade deve-se a uma coincidência de fatores relacionados ao fenômeno do equinócio.
“A gente não espera essa maré tão alta porque houve uma coincidência de fatores: o equinócio, na verdade, é quando temos o planeta Terra, o Sol e a Lua alinhados no plano do Equador. Então, esse momento traz uma maré um pouco mais alta do que o normal. No caso de hoje, a maré foi trinta centímetros acima da média normal que temos na cidade. Esses trinta centímetros já são suficientes para inundar alguns pontos que vemos, principalmente reentrâncias de manguezais e terrenos muito baixos da cidade, principalmente em cidades litorâneas como São Luís”, disse o oceanógrafo.
O especialista alerta ainda sobre o aquecimento global, que também contribui para o aumento da maré.