O médico e pré-candidato a deputado federal, Adriano Brandes, foi alvo do Ministério Público após criar uma empresa e logo depois fechar quase R$ 3 milhões em contratos com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.
A empresa Central Médicos LTDA foi aberta em 27/07/2021, pelo médico Adriano Brandes e sua esposa. Logo após sua criação a empresa fechou quatro contratos por dispensa de licitação no valor de R$ 2.643.900,00.
Após os contratos milionários, ele foi notificado pelo Ministério Público através do promotor Guaracy Martins Figueiredo, para prestar esclarecimentos em cinco dias. Adriano que também é Diretor do Hospital Regional de Barra do Corda e o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, também deverão ser denunciados na Polícia Federal e no Ministério Público Federal.
Na época, apesar da licitação ser um processo administrativo que visa assegurar a igualdade de condições a todos que queiram realizar um contrato com o poder público, apenas a empresa do médico foi favorecida através da dispensa de licitação.