Buscar
Maranhão

Mesmo com Centro de Hemodiálise inaugurado em Presidente Dutra pacientes estão indo para Caxias

Redação

Mesmo com Centro de Hemodiálise inaugurado em Presidente Dutra pacientes estão indo para Caxias

Em 30 de março deste ano, o Governo do Maranhão entregou um Centro de Hemodiálise em Presidente Dutra. A noticia foi recebida com muito entusiasmo por centenas pacientes com insuficiência renal agudas, que dependem do serviço.

Mesmo após a inauguração, dezenas de pacientes relatam que o Centro de Hemodiálise, não funciona e eles estão recorrendo ao município de Caxias, a quase 200 km de distância.

Uma sessão de hemodiálise prevê cerca de 15% do trabalho dos rins. A duração aproximada de cada sessão é de quatro horas e o paciente com Insuficiência Renal Crônica (IRC) habitualmente necessita de três sessões por semana. Hemodiálise é o procedimento realizado por meio de máquina que filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.