Buscar
Maranhão

Ministério Público dar prazo de 120 dias para prefeitura de São Luís executar obras em ponte

Junior Castro

Ministério Público dar prazo de 120 dias para prefeitura de São Luís executar obras em ponteAção do Ministério Público exige que sejam realizadas obras de reparação infraestrutural na ponte Rio Anil

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) acionou a Prefeitura de São Luís para que sejam executadas obras de manutenção na ponte que liga os bairros Vila Palmeira e Anil. A Ação Civil Pública (ACP) foi ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural.

A ação exige que as obras imediatas e emergenciais de recuperação e reforço da estrutura da ponte, sejam executadas no prazo máximo de 120 dias. De acordo com o Ministério Público, em setembro de 2018, foi instaurado um inquérito civil para apurar os problemas de infraestrutura existentes na ponte.

Ainda segundo a ação, um relatório de vistoria foi realizado em novembro de 2018 onde foi constatado que a ponte está com a estrutura comprometida, sendo um risco de segurança a motoristas e pedestres. Mesmo com o relatório, o município de São Luís não adotou providências para a reparação da ponte.

Ao MPMA, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que a ponte havia sido recuperada entre os anos de 2010 a 2012 pela Secretaria de Estado de Infraestrutura do Maranhão (Sinfra). Segundo a Sinfra, pelo fato da área estar localizada em uma área urbana e fora da responsabilidade estadual, as obras de execução não poderiam ser realizadas.