Buscar
Maranhão

Ministério Público firma TAC com Município de Santa Luzia para realização de concurso público

Redação

Ministério Público firma TAC com Município de Santa Luzia para realização de concurso público

O Ministério Público do Maranhão e o Município de Santa Luzia firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para realização de concurso público. Assinaram o acordo o promotor de Justiça Leonardo Santana Modesto, e a prefeita Francilene Paixão de Queiroz a “França do Macaquinho”.

Pelo cronograma acordado no documento, a gestão de França do Macaquinho tem até o dia 22/09/2022, para encaminhar o Projeto de Lei (PL) a Câmara Municipal com a previsão de criação de cargos efetivos em substituição a todos os cargos perenes de contratação temporária, devendo ser contemplado o nome do cargo, a secretaria a qual está vinculado, o valor de sua remuneração real, a carga horária de trabalho e descrição das atividades inerentes. A convocação dos aprovados deverá ser efetivada até a data de 28 de março de 2023.

A não observância dos prazos das obrigações acertadas no documento acarretará no pagamento de multa diária no valor de R$ 1 mil, por dia de descumprimento, cujo montante deve ser revertido ao Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos do Maranhão. O Ministério Público acompanhará através de relatórios mensais sobre o cumprimento das obrigações.

O termo de ajustamento de conduta é um acordo feito entre a administração pública e uma pessoa (ou jurídica) que violou as regras do contrato ou da legislação. Com isso, ao celebrar o TAC, impede a continuidade da situação de ilegalidade, ocorre a reparação do dano e evita a ação judicial.