Buscar
Política

Ministro Alexandre de Moraes do STF confirma eleição de Daniel Brandão para presidência do TCE

Redação

Ministro Alexandre de Moraes do STF confirma eleição de Daniel Brandão para presidência do TCE

O ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu Reclamação feita pelo partido Solidariedade, do deputado estadual Othelino Neto, opositor do governador Carlos Brandão (PSB), na qual era solicitado o afastamento do advogado Daniel Itapary Brandão do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) e, subsidiariamente, a anulação do pleito que o elegeu presidente do órgão para o biênio 2025/2026.

Em sua decisão, Moraes reafirmou que a nomeação de Brandão como conselheiro do TCE-MA não violou a Súmula Vinculante 13, que trata de nepotismo. Ele destacou que a Constituição exige requisitos objetivos e subjetivos para investiduras em tribunais de contas, os quais foram cumpridos no caso de Brandão.

O ministro também ressaltou que a eleição de Brandão para a presidência do tribunal, realizada por seus pares, reflete a autonomia administrativa e de autogoverno da Corte. Ele enfatizou que tal escolha é um ato interno, não sujeito a interferência do Executivo ou do Judiciário.