Buscar
Brasil

Mirador e Imperatriz somam quase 500 famílias atingidas pelas enchentes no Maranhão

Redação

Mirador e Imperatriz somam quase 500 famílias atingidas pelas enchentes no Maranhão

Centenas de famílias vivem um drama em cidades maranhenses onde as cheias dos rios causam enchentes. Pelo menos cinco municípios maranhenses já decretaram situação de emergência, são eles: Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá e Paraibano. Foi o que informou, por meio de nota nessa quarta-feira (5), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), com base no Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID).

No município de Mirador, a cheia do rio Itapecuru provocou destruição, deixando 203 famílias desabrigadas e desalojadas. Na manhã desta quinta-feira (6), o nível do rio alcançou 5,07 metros acima do normal. Moradores se unem para juntar o que sobrou após nove casas desabarem. Bancos, comércio e até prédios de órgãos públicos ficaram alagados. Apesar dos grandes danos, nenhuma morte foi registrada, segundo o Corpo de Bombeiros. Há previsão de mais chuva para a cidade.

Em Imperatriz, o nível do Rio Tocantins ultrapassou a marca dos 9 metros na régua do Cais do Porto, localizada no Bairro Beira Rio. No município já foram contabilizadas 236 famílias desabrigadas e desalojadas. Após o acumulado das chuvas nos últimos dias, o 3° Batalhão de Bombeiros Militar trabalha na operação de remoção dos afetados para locais seguros e na distribuição de alimentos às famílias.

Já nas cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras, o rio Mearim apresenta uma tendência de elevação do seu volume, ontem chegou a marca de 4,89 metros, inferior a cota de alerta. Porém, militares da 13ª CIA permanecem em prontidão para a execução de um plano de ação de resposta aos afetados, caso haja necessidade.