Buscar
Imperatriz

Morre em Imperatriz no Sul do Maranhão um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT)

Redação

Morre em Imperatriz no Sul do Maranhão um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT)

Morreu nesta quarta-feira (18), na cidade de Imperatriz, no Sul do Maranhão, o líder camponês Manoel da Conceição, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e símbolo da resistência contra a Ditadura Militar.

O líder camponês tinha 86 anos e estava internado há quatro semanas no Hospital Regional de Imperatriz, com quadro de broncopneumonia aguda. O seu corpo está sendo velado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imperatriz, e o enterro está previsto para esta quinta-feira (19), data em que Lula chega ao Maranhão.

HISTÓRIA

Manoel da Conceição nasceu em 1935 na região de Coroatá, no Maranhão. Em 1960, o líder camponês organizou, com outros companheiros, dezenas de escolas para alfabetizar camponeses na região de Pindaré-Mirim, depois de frequentar um curso do Movimento de Educação de Base, o MEB, do educador Paulo Freire.

Já no ano de 1963, Manoel fundou e foi eleito presidente do primeiro Sindicato de Trabalhadores Rurais do Maranhão.

Durante a Ditadura Militar no Brasil, Manoel foi exilado em Genebra, na Suíça, onde participou da resistência à ditadura brasileira. O líder camponês também foi um dos primeiros exilados a retornar ao Brasil com a Anistia em 1979.

Em 1980, Manoel participou da criação e da primeira direção nacional do Partido dos Trabalhadores e se tornou o primeiro-secretário nacional agrário do partido. Em 1983, Manoel também ajudou na criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Depois ele foi o primeiro presidente do PT no Estado de Pernambuco e, após retornar ao Maranhão, disputou o Senado pelo PT em 1986, mas não foi eleito.