O navio mercante “Forte de São Felipe”, de bandeira brasileira, que estava encalhado no litoral de São Luís, desde a manhã do último sábado (17), conseguiu desencalhar no início da noite desta quinta-feira (22).

Segundo a Capitania, o desencalhe aconteceu às 18h, quando o navio flutuou aproximadamente 30 minutos antes da preamar (maré de maior altura prevista para o dia). Após a flutuação e estando em condições seguras de navegação, a embarcação seguiu para atracar no Porto da Alumar.

A CPMA destacou, ainda, que a situação foi prontamente resolvida sem a necessidade de utilizar o plano de desencalhe apresentado pela empresa de assistência e salvamento.
Agora, para que o navio seja liberado para navegação, é necessário que a Sociedade Classificadora (Instituição que garante a segurança, confiabilidade e conformidade das embarcações) emita, após sondagem da embarcação, um parecer atestando que ela tem condições seguras para navegar.

A Capitania dos Portos informou que “está em andamento um Inquérito Administrativo para apurar as causas do encalhe, o que temporariamente impede a continuidade de sua operação normal”.

O navio encalhou na manhã do último sábado (17), no canal de propriedade privada, que dá acesso ao porto da empresa Alumar, que utiliza a bauxita em suas operações.