Buscar
Maranhão

Pacientes comprando medicamentos por conta própria, deitados em colchões rasgados o retrato do descaso na Saúde de Santa Inês

Redação

Pacientes comprando medicamentos por conta própria, deitados em colchões rasgados o retrato do descaso na Saúde de Santa Inês

O município de Santa Inês que foi palco recentemente de um dos maiores escândalos, envolvendo denúncias de corrupção na área da Saúde e até mesmo alvo de uma operação da Polícia Federal, volta a ser novamente os holofotes, mas desta vez, mostrando a realidade de quem precisa de atendimento médico no município.

Imagens que circulam na internet, mostra um paciente deitado em um colchão rasgado, sem condições mínimas de uso, em um dos leitos do do Hospital Tomaz Martins. Já outra paciente afirma que teve que comprar medicamentos com dinheiro do próprio bolso.

A fiscalização no local foi feita pelos vereadores Didi Jr e Geovane Belgas, que mostraram a rotina desgastante de quem precisa ter acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), no município de Santa Inês. Banheiros quebrados, camas sem colchões e enferrujadas, corredores lotados e acompanhantes deitados no chão.

De acordo com um dos parlamentares, cerca de R$ 600 mil foram gastos na reforma do hospital, que atualmente  encontra-se em situação caótica. O local onde deveria receber pessoas com suspeitas de Covid-19, encontra-se fechado e segundo eles, recursos da saúde estão sendo destinados.

Atualmente o município é conduzido pelo prefeito Felipe dos Pneus, que foi afastado a pedido da Polícia Federal, mas conseguiu uma decisão unânime, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Brasília, para voltar ao cargo.

Felipe foi alvo de uma operação da Polícia Federal, que investiga fraudes licitatórias e superfaturamentos. Segundo a PF, a organização criminosa era responsável por promover fraudes em licitações e superfatur contratos no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês, envolvendo verbas federais, que deveriam ser utilizadas para comprar medicamentos e insumos hospitalares na cidade