PF deflagra operação para combater contrabando de cigarro no Maranhão
Na manhã desta quarta-feira (19), a Polícia Federal deflagrou a Operação Potência, com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão na cidade de São Luís (MA), contra um grupo criminoso especializado no contrabando de cigarros.
A investigação iniciou-se em 2021, após a prisão em flagrante de uma pessoa e a apreensão de 100 pacotes de cigarros de origem estrangeira, na localidade de Ribeira, zona rural da capital maranhense. Na ocasião, também foi apreendido um aparelho celular.
Da extração e análise dos dados do aparelho celular apreendido, após a devida autorização judicial, foi possível identificar outros atores que, de forma associada, comercializam cigarros contrabandeados.
Os mandados foram cumpridos na cidade de São Luís, tendo sido empregado um efetivo de 16 policiais federais.
Caso condenados, os investigados poderão responder pelos crimes de contrabando e associação criminosa cujas penas somadas podem chegar oito anos de reclusão.
A investigação
Segundo a PF, a ação faz parte da ‘Operação Potência,’ após uma investigação que começou em 2021. Na época, um homem foi preso em flagrante cerca de 100 pacotes de cigarros de origem estrangeira foram apreendidos na Ribeira, Zona Rural de São Luís. Na ocasião, também foi apreendido um aparelho celular.
Analisando o aparelho apreendido, a PF afirma que descobriu uma rede de criminosos que comercializam cigarros contrabandeados em São Luís.