A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (18), em São Luís, uma operação contra funcionários da Caixa Econômica Federal, suspeitos de integrarem um esquema criminoso que fraudava contas bancárias de idosos, para roubar valores. As investigações apontam que o grupo causou um prejuízo estimado em R$ 5 milhões.
Durante a operação, intitulada de Avaritia, a PF deu cumprimento a 10 mandados de busca e apreensão, além de sequestro de bens e afastamento cautelar das funções de quatro empregados da Caixa.
Como funcionava o esquema
A investigação da PF se iniciou a partir de informações repassas pela própria Caixa Econômica Federal, que identificou fortes indícios de um esquema criminoso em São Luís.
Segundo as investigações, os criminosos faziam o mapeamento de contas de pessoas idosas, com saldo considerável em conta e que estavam sem movimentação. Após identificadas as contas com essas características, eram realizadas alterações nos endereços dos titulares, solicitação de emissão de novos cartões e alteração das senhas.
Depois disso, o grupo realizava a retirada de todo o valor da conta para terceiros, por meio de saques, compras, pagamentos e transferências.
A suspeita é de que empregados da própria instituição bancária participavam ativamente do esquema e que a fraude tenha gerado um prejuízo estimado em R$ 5 milhões.
Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder pela prática dos crimes de organização criminosa, inserção de dados falsos, estelionato e lavagem de capitais.