A Polícia Federal está realizando, nesta terça-feira (7), a Operação Apateones, que busca cumprir 47 mandados de busca e mais dois de prisão preventiva em uma ação contra fraudes no Auxílio Emergencial que chegam a R$ 50 milhões. O alvo é uma organização criminosa com focos em 12 estados e no Distrito Federal.
No Maranhão, dois mandados de busca e apreensão são cumpridos em São José de Ribamar e foi autorizado o bloqueio de bens e valores encontrados em nome dos investigados.
Além do Maranhão, mandados expedidos pela 9ª Vara federal de Campinas estão sendo cumpridos em Goiás, Mato Grosso, Paraná, Paraíba, pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Tocantins e no DF.
Cartões bancários, máquinas para efetuar pagamentos e outros objetos foram apreendidos.
Ao todo, 37 envolvidos na operação estão sendo investigados pelos crimes de furto mediante fraude, estelionato e organização criminosa. As penas somadas ultrapassam 22 anos de prisão.
“Após análises de RIFs (relatórios de inteligência financeira) e quebra de sigilos bancários, estima-se que a organização criminosa movimentou valores que ultrapassam os 50 milhões de reais, com mais de 10.000 (dez mil) contas fraudadas”, disse a PF.