Policial realiza parto de mulher em fazenda em Imperatriz
O policial militar Francisco da Conceição realizou na tarde de terça-feira (26) o parto de uma mulher em uma fazenda no município da zona rural Imperatriz, a 626 km de São Luís.
Segundo informações, a guarnição do Posto Avançado do Povoado Bananal, localizado na BR-010, em Imperatriz, foi acionada por uma cidadã informando sobre uma mulher que se encontrava em trabalho de parto e necessitava de ajuda.
De acordo com os policiais, apenas o militar Francisco da Conceição estava na guarnição e por conta disso ele foi o único a ir ao encontro da gestante, que estava em trabalho de parto em uma fazenda de difícil acesso.
“Eu estava aqui por volta das 14h quando fui surpreendido por uma senhora pedindo ajuda. Ela me informou que na fazenda ao lado havia uma mulher pedindo por socorro. De imediato me desloquei até o local e ao chegar constatei a veracidade dos fatos. Havia uma mulher na cama em trabalho de parto. Eu fui o primeiro e único a chegar no local, não tinha como esperar mais, a criança estava nascendo e tive que tomar os procedimentos ali com a retirada da criança e com o corte do cordão umbilical”, explicou o policial Francisco.
Seguindo orientações repassadas via telefone pela equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o policial militar conseguiu realizar o parto com sucesso. Para remover mãe e filho do local, a fim que pudessem receber o atendimento médico especializado, o policial Francisco da Conceição carregou o recém-nascido em seu colo até o hospital para que mãe e filho recebessem os cuidados necessários.
“Por se tratar de um local de difícil acesso, nossas viaturas e as equipes médicas não conseguiram entrar, foi quando tive que fazer o corte do cordão umbilical e conduzir a criança até as equipes médicas que estavam cerca de 800 metros. A criança veio no meu colo, eu tinha que chegar o mais rápido possível até a equipe médica. Foi um momento muito difícil porque exige muito do policial, você tem que estar preparado fisicamente e psicologicamente para esse tipo de situação”, finalizou Francisco.