Normalmente um gestor que busca uma reeleição, ele envia os projetos impopular, aqueles que à população repudia, logo no início do seu primeiro ano de mandato. Já em Riachão na região Sul do Maranhão, isso tem sido diferente. Após o prefeito Ruggero Felipe, conseguir aprovação do aumento da laxa de iluminação pública. O gestor enviou mais um projeto polêmico para Câmara de Vereadores do município.
Desta vez, um projeto de lei, que tem como objetivo privatizar os serviços de água e esgoto do município. O projeto foi repudiado pela população e pelo vereador, Léo Bringel, que chamou atenção para consequências futuras, talvez que irreversível. Levando o aumento do valor pago pela água, além de entregar todo esse controle nas mãos de uma empresa privada. Ele também relembrou o aumento da taxa de iluminação pública, que foi alertado por ele, e que hoje alguns moradores pagam um aumento de até 300%.
O parlamentar citou que diversos municípios da região, tem seu serviço próprio de água e esgoto, sendo esses de grande aprovação pela população e com um preço razoável, pago pelos consumidores.
Diante de todo essa polêmica, Ruggero Felipe e os vereadores de sua base, que sinalizam votar a favor do projeto usando como justificativa melhorias do serviço, tem sofrido críticas da população. Em diversos áudios obtidos pela nossa reportagem, mostram a tamanha insatisfação da população com o projeto. Eles classificam os vereadores da base do prefeito, como “vereadores que só votam contra o povo”.
Há um ano da eleição, caso seja aprovado, esse projeto pode ser o fim da reeleição do atual prefeito e até mesmo de alguns vereadores. A sociedade promete dar o troco nas urnas.
Estaremos acompanhando o andamento do projeto, para divulgar em breve, nomes, fotos, de cada parlamentar e como votaram cada um deles.