O prefeito Cícero Neco Morais, o “Cicin” (PMDB), participou de uma reunião na última quinta-feira (18), em Brasília, com o ministro da saúde, Gilberto Occhi, acompanhado do deputado federal Hildo Rocha. Participaram da reunião os prefeitos Zé Gomes (Buriticupu) e Vagtônio Brandão (Buritirana).
O objetivo da reunião foi reivindicar a correção do teto financeiro da média e alta complexidade da saúde do município de Estreito, já que os valores repassados são insuficientes para cobrir os gastos no setor, devido aos grandes números dos serviços de média e alta complexidade realizados todos os meses no município.
“Alguns municípios recebem muitos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), mas oferecem poucos serviços de saúde pública, enquanto outros, como Estreito, realiza muitos serviços de média e alta complexidade e recebem pouco mais de 30% do que produzem no âmbito do SUS, isso é uma injustiça. O prefeito é obrigado a retirar recursos que seriam utilizados em outras áreas para a saúde. Estreito atualmente produzem 150% a mais do que recebem do SUS”, destacou Hildo Rocha.