Prefeito de Centro Novo se entrega a Polícia Federal e usa manobra para não ser cassado pela Câmara
O prefeito da cidade de Centro Novo do Maranhão, Júnior Garimpeiro (PP), que estava foragido desde o último dia 15 de setembro, foi preso, na última quinta-feira (28).
De acordo com a PF, ele é suspeito de ser um dos responsáveis pelo desmatamento de mais 60 mil hectares de terra para abertura de garimpos ilegais.
Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva na operação “Curimã” (VEJA AQUI), deflagrada no dia 15 de setembro, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa, a qual o prefeito fazia parte, que atuava em garimpos ilegais de ouro na região.
Durante a operação foram apreendidos dois veículos novos, escavadeiras, oito armas de fogo, 250 munições, um silenciador, dois coletes balísticos e aproximadamente dois quilos de ouro.
Antes de se entregar na sede da PF, o prefeito usou uma manobra para não ter o seu mandato cassado. Através de sua equipe de advogados, ele enviou a Câmara de vereadores de Centro Novo, um pedido de afastamento por tempo indeterminado alegando motivos pessoais.
O pedido foi votado durante sessão extraordinária na última terça-feira (28), onde o vice-prefeito Moab do Nascimento da Silva, o “Moab Carrias” tomou posse como prefeito. Veja abaixo o pedido de afastamento.