A gestão do prefeito, Sebastião Costa de Fortuna (MA), realizou um contrato de meio milhão com uma empresa que tem como sócia, um dos alvos da Polícia Federal (PF), durante a operação “Arfante” em Presidente Dutra no Maranhão (MA) no ano de 2022.
O contrato assinado em 10 de agosto de 2023 entre a Prefeitura de Fortuna e a empresa Disma Distribuidora Maranhão LTDA, aberta em 10/05/2022. Tem como objetivo o fornecimento de medicamentos no valor de R$ 502.924,48. ( VEJA AQUI O CONTRATO )
Mas o que mais chama atenção, é que de acordo com dados da Receita Federal, a empresa Disma Distribuidora Maranhão LTDA, tem como sócia Lidayana Figueiredo Soares. Ela foi um dos alvos da operação da PF contra fraudes em licitações e superfaturamento na gestão do ex-prefeito, Juran Carvalho.
De acordo com as investigações na época, ela era sócia da empresa L F Soares Eireli (Liserv), que participava efetivamente dos processos de dispensa de licitação com indícios de conluio e montagem das pesquisas preliminares de preços. Era proprietária de um único bem, uma motocicleta Honda Bis, ano 2018, e residia em um local aparentemente humilde, indicando uma possível participação como laranja no esquema criminoso.
Um ano após a operação da PF em Presidente Dutra, Lidyana volta a fechar contratos suspeitos. Desta vez, sócia de uma nova empresa, a Disma Distribuidora, que tem como endereço a Rua CT 11, Lote 20 e Quadra 12 no bairro residencial Colina Park em Presidente Dutra, e foi aberta a pouco mais de um ano.
A nossa reportagem esteve na sede da empresa em um dia útil da semana, em conversa com vizinhos, eles afirmaram a nossa reportagem que a empresa vive fechada e pouco movimento no local.
O caso deve ser investigado pelo Ministério Público Federal (MPF), diante das evidências de mais uma empresa com uso de uma possível “laranja” como proprietária.