A recepção ao maior rally do planeta, na versão dos 30 anos, acontece no Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva, no dia 8 de setembro, a partir das 8h. A Prefeitura de Imperatriz tem presença garantida, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Educação (Semed), Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), Saúde (Semus), Assessoria de Comunicação (Ascom), Trânsito e Transportes (Setran) e da Fundação Cultural.
A chegada dos competidores ao Parque de Exposição está prevista para a partir das 16h. Representantes do nosso estado, a dupla maranhense: piloto Fábio Cadasso e o navegador João Afro, da Equipe Cadasso Racing. Eles são a única dupla do Maranhão na categoria carros. Cadasso é o único piloto da história dos Sertões a competir em todas as modalidades: motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões.
O secretário da Sedec, Wilson Filho, relata que “só em hospedagem a organização do Rally dos Sertões já efetuou mil cadastros, fomentando o setor hoteleiro da cidade, além do setor gastronômico, que juntos geram um grande impacto para a economia de Imperatriz, em torno de 1 milhão de reais. Outro ponto a ser considerado são os trabalhadores informais, que também auxiliam economicamente”, enfatiza.
O Parque estará aberto para visitação da Vila Sertões e seus participantes com apresentação cultural, praça de alimentação e artesanato. Serão cerca de 50 motos, 100 utvs, 50 carros de competição, 80 carretas, 100 motorhomes, 200 caminhonetes das equipes e 70 caminhonetes da organização.
Evento iniciou no dia 26 de agosto e vai até 10 de setembro e os competidores de quatro categorias (carro, moto, quadriciclo e UTV) percorrerão 7.216 km. A largada foi nas Cataratas de Foz do Iguaçu (PR). Os pilotos passarão pelos estados de SP, MS, MT, TO, PI, até chegar ao Maranhão, e terminará no mar de Salinópolis (PA), com 4.811 km de competição plena, os chamados de trechos especiais.
O Rally dos Sertões, que já recebeu ao longo dos seus 29 anos, dois mil e trezentos e setenta e quatro (2.374) competidores, se tornou este ano o maior do planeta, superando aproximadamente 800 km de distância de trechos especiais do Rally Dakar. Serão 15 dias percorrendo 5 regiões do país, 8 estados e 14 cidades.