Prefeitura de Imperatriz volta atrás e suspende exigência da carteirinha de vacinação para entrada em estabelecimentos
A Prefeitura de Imperatriz revogou o neste sábado (18) o decreto nº 076 divulgado na última sexta-feira, onde se tornava obrigatório a apresentação da carteira original de vacinação ou comprovante online de imunização, para a entrada em estabelecimentos públicos e privados, abertos ou fechados.
A medida causou polêmica e dividiu opiniões na cidade, principalmente no setor do comércio, que se mostrou contrário à decisão.
Por meio das redes sociais, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz reprovou a obrigatoriedade, alegando que a nova regra contribui para o aumento das filas e limita o acesso de clientes de cidades vizinhas, onde a vacinação é mais lenta. A ACII considerou o decreto arbitrário, por não ouvir a opinião do setor produtivo local.
Por volta de meio-dia deste sábado (18), após uma reunião com equipes do município, a prefeitura revogou o Artigo 8 do Decreto nº 76 de 2021 e decidiu que não será mais obrigatória a apresentação da carteirinha. A situação pode ser reavaliada em 30 dias, com a publicação de novo decreto.
“Mesmo sabendo que avançamos muito a vacinação na cidade, entretanto, existe um público a ser vacinado, 4% da população maior de 18 anos ainda deve ser vacinada. Tendo em vista isso, o prefeito Assis reavaliou e vamos suspender essa norma para que possamos, dentro de 30 dias, reavaliar o cenário da vacinação. Imperatriz precisa ainda alcançar estes grupos para logo fazer essa adesão ao passaporte da vacinação, que é uma tendência mundial”, disse o secretário de governo Eduardo Soares.