Em pleno século XXI, no Maranhão o meio de transporte conhecido como “Pau de Arara” é ainda usado por prefeitura maranhenses. Um flagrante foi feito no município de Paraibano, em vídeo uma moradora relata que a gestão da prefeita Vanessa Furtado estaria transportados alunos, usando um pequeno caminhão pau de arara.

O fato ocorre cinco anos após o lançamento do Programa Pau de Arara Nunca Mais, lançado no ano de 2018 pelo Ministério Público. Outro fato que chama atenção é a quantidade de licitações para aluguel de veículos, incluído para o transporte escolar.

De acordo com o o Sistema de Acompanhamento Eletrônico de Contratação Pública (Sacop), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a empresa LOCAR EMPREENDIMENTOS EIRELI com sede no pequeno municipio de São Raimundo das Mangabeiras, fechou apenas no ano de 2022, seis contratos totalizando o valor de R$ 4,5 milhões. A mesma empresa vem atuando desde o inicio de gestão da atual prefeita do município.

Desde 2014 até 2022 foram registrados mais de 20 acidentes envolvendo o transporte escolar, em que no mínimo 10 adolescentes morreram ou tiveram parte do corpo mutilada. Mesmo diante dos contratos milionários realizados pela prefeitura para o transporte escolar, os alunos estão sendo transportados em pau de arara, sem sinto ou qualquer tipo de segurança necessária.

O caso deve também ser denunciado na Controladoria-Geral da União (CGU) e no Ministério Público Federal (MPF).