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Maranhão

Procon e PGE movem ação contra Claro pelo péssimo serviço prestado no Maranhão

Redação

Procon e PGE movem ação contra Claro pelo péssimo serviço prestado no Maranhão

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA), em parceria com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), entrou com uma ação contra a operadora Claro, para que haja melhoria na prestação de serviços de telefonia e internet dentro do estado do Maranhão.

Segundo o Procon-MA, dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmam a insatisfação dos usuários, evidenciando a falta de comprometimento da Claro, que não realiza avisos prévios sobre interrupções no serviço. Além disso, a cobertura da operadora é considerada insuficiente em diversos municípios do Maranhão, dificultando o acesso à comunicação.

Ainda de acordo com o órgão de defesa do consumidor, a situação é ainda mais crítica devido ao acúmulo de multas aplicadas à Claro pela Anatel, que permanecem pendentes de pagamento ou parcelamento, aguardando a conclusão de processos judiciais. Nesse caso, a empresa é obrigada a depositar os valores em juízo ou apresentar uma garantia, como um seguro, para cobrir o pagamento.

Com essas ações, o Procon e a Procuradoria Geral do Estado esperam não apenas assegurar os direitos dos consumidores, mas também garantir que as operadoras melhorem a qualidade dos serviços, oferecendo uma comunicação mais eficaz e acessível para todos os maranhenses.

O órgão orienta os consumidores a denunciarem irregularidades, caso se sintam lesados. As denúncias podem ser feitas pelo aplicativo VIVA PROCON, site www.procon.ma.gov.br ou em uma das 83 unidades do Procon-MA espalhadas pelo Estado.