A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) recuperou, nesta terça-feira (22), mais de 200 aparelhos celulares que haviam sido rastreados por roubo ou furto nos quatro municípios da Grande Ilha de São Luís e foram devolvidos após intimação judicial. A ação integra o programa “Meu Celular de Volta”, lançado no mês de setembro, com o objetivo de recuperar os aparelhos, sendo destaque nesta terça-feira (22), no Jornal Nacional da Tv Globo.
Do final de agosto até novembro, a Polícia Civil intimou cerca de 2 mil pessoas para que elas devolvessem celulares que haviam sido roubados ou furtados. Alguns aparelhos chegaram a ser entregues em um mutirão feito no no Ginásio Geogiana Pflueger (Castelinho), no início de outubro.
Para chegar até os aparelhos roubados, um levantamento foi feito de todas as ocorrências feitas em delegacias por vítimas de roubo e furto de celular, que registraram Boletim de Ocorrência e informaram o número do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel).
Após rastrear os aparelhos, por decisão judicial, as operadoras de celular informaram à polícia os novos donos e eles foram intimados. O prazo para entrega dos aparelhos encerrava nesta terça-feira.
Mais de 80 policiais civis e delegados fizeram uma força-tarefa para recuperar os celulares. Após entregarem os aparelhos, as pessoas saíram da delegacia com um registro de devolução voluntária.
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), mais de 21 mil pessoas foram vítimas de furto e roubos de celulares no Maranhão. A partir de agora, o trabalho da Polícia Civil será focado em identificar os pontos de vendas dos aparelhos celulares.
O que acontece com quem não devolver?
Segundo a Polícia Civil, a pessoa que não atender a intimação e não der qualquer justificativa poderá ser enquadrada no crime de desobediência (art. 330 do Código Penal), que prevê detenção de quinze dias a seis meses, e multa.
Se a pessoa não puder comparecer até a terça-feira (22), ela pode se antecipar e se dirigir a qualquer uma das delegacias da Grande Ilha para se apresentar e devolver o aparelho. As Seccionais Leste e Oeste são as principais referências.
Além disso, a pessoa que não devolver pode estar sujeita a ter o aparelho apreendido.