Acontece, neste domingo (10), em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal, manifestações contra a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Parlamentares mais firmes na oposição ao governo de Lula (PT) participam ativamente da convocação às ruas.
O protesto será realizado três dias antes da sabatina de Dino no Senado Federal, que acontece nesta quarta-feira (13). Nas ruas, manifestantes pedem que os senadores da República reprovem essa indicação do presidente Lula.
Em São Luís, a concentração aconteceu na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea, a partir das 10h. Já em Imperatriz, outra cidade maranhense que aderiu à convocação, a manifestação acontece na Praça Brasil, que fica situada na Avenida Getúlio Vargas, também a às 10h.
Para a oposição, Flávio Dino não é a melhor escolha para assumir a vaga no Supremo deixada aberta pela aposentadoria da ministra Rosa Weber. Entre as alegações estão a falta se requisitos de independência ideológica e partidária necessárias para assumir o cargo, além de afirmarem que Dino não possui nome a altura para preenchimento da vaga.